Sexta-feira, 3 de Abril de 2009

Recentemente, realizou-se em Londres, a Cimeira Anual do G20, que reúne os principais lideres mundiais e desta vez, tinha como especial meta a obtenção de soluções para a crise mundial para além de outros.

 

A um primeiro olhar desatento, tudo isto pode parecer uma enorme "chatice" tanto para quem escuta atentamente as conclusões (que na verdade são inconclusivas), obtidas nesta cimeira, como também parece extremamente "chato" para todos aqueles políticos burocratas, ora, aí é que se enganam, esta cimeira que decorreu na passada quinta-feira, é mais facilmente comparada a uma tarde de "Bridge", bem à moda Britânica, do que a uma reunião séria, enfadonha e sem graça alguma. Digo isto atentando basicamente nas mais variadas situações que se têm passado.

Para começar, e como um dos grandes destaques, "a birra de Sarkozy", que na terça-feira anterior ao acontecimento afirmou abandonar a cimeira se não ficasse contente com os resultados obtidos, ora, ele espera o quê? Uma solução tirada da cartola? Claro que não, mas é também claro que dali sempre sai alguma coisa assim sendo a "birra" de Sarkozy fica sem efeito.

Na quinta-feira, escutámos estas palavras da boca de Lula da Silva, o presidente do Brasil: "Você não acha chique o Brasil emprestar dinheiro para o FMI?"; pronto vamos lá ser sinceros com o homem, "chique" até que era, mas se eu fosse presidente do Brasil era capaz de guardar a minha pequena fortuna, primeiro porque ja vimos que os países hoje em dia nao são muito bons pagadores e em segundo com um país a cair de desgraça algum dia vai ter que começar a gastar esse dinheiro, e quando esse dia chegar é bom que o presidente Lula da Silva o tenha, porque ja vimos que não ha muito mais onde o ir buscar.

Depois e mais a jeiito de convivio, Barack Obama oferece um iPod personalizado à rainha Isabel II, não é que eu seja contra a modernização das monarquias e respectivos monarcas, mas não imagino Sua Majestade, relaxada num cadeirão forrado a ouro, a ouvir música e ver videos no seu iPod, até porque a rainha ja teve melhores dias e probelamas no tímpano e nos olhos era algo que não vinha a calhar a Isabel II. Em conta-partida Isabel II ofereceu à familia Obama retratos deles próprios com dedicatórias.

No início da cimeira, entre o pequeno-almoço e o inicio da sessão do plenário, estava marcada a habitual e histórica foto de família, algo que não se concretizou, primeiro porque faltva o primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, e depois numa segunda tentativa estavam ausentes o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Youdhoyono, que deviam estar a ter uma agradável conversa no alpendre. A organização optou por não fazer uma terceira tentativa, pois provavelmente desta vez seria a vez de Sarkozy e Obama estarem à conversa num sítio qualquer, visto que ultimamente (ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, nas relaçoes entre os dois países), estes dois senhores anda cheios de elogios um para o outro.

E para terminar em beleza, como não podia deixar de ser, Berlusconi e as suas gaffes , que de forma simplesmente suberba, após os lideres do G20 posarem para a foto com a rainha Isabel II, rome o silêncio até aí sentido e solta um chamamento quase histérico pelo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, dizendo "Mr. Obama", a rainha Isabel II, não gostou da atitude de Silvio Berlusconi, certamente ja dorida dos timpanos por causa do seu novo iPod, e vira-se para o primeiro-ministro italiano, e diz qualquer coisa como "Quem é este? Por que é que ele tem de gritar?", e estou certo que Silvio Berlusconi não voltou a levantar a voz, afinal ela podia ser sua avó.

 

E assim terminou, mais uma cimeira dos países mais industrializados e emergentes, onde para variar, apesar de toda esta balbúrdia, se obteviveram conclusões importantes e foram tomadas opções de colaboração com o objectivo de ultrapassar esta fase negra que o Mundo atravessa.

 

Abaixo postei um video dos principais momentos da cimeira:

 


sinto-me
tags:

publicado por FR às 22:14 | link do post | comentar

1 comentário:
De MasterJ a 4 de Abril de 2009 às 14:30
Queria felicitá-lo pelas análises político-comicas que fez ao encontro dos G20 . Aproveito para também deixar aqui a referência do meu blog, que com menos sabedoria e muito menos qualidade de escrita, tenta devassar algumas ideias absurdas que me assaltam o espírito de tempos a tempos.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Queria felicitá-lo pelas análises político-comicas que fez ao encontro dos G20 . Aproveito para também deixar aqui a referência do meu blog, que com menos sabedoria e muito menos qualidade de escrita, tenta devassar algumas ideias absurdas que me assaltam o espírito de tempos a tempos. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>http</A> :/ polemicasincomodas.blogspot.com <BR><BR>Obrigado pelo tempo que dedicar na sua consulta e prossiga nas suas análises que gosto de ler. <BR><BR>Abraço e boa sorte para o blog, <BR>--- <BR>João


Comentar post

mais sobre mim
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

A Época Eleitoral e o pa...

Comunicação Social: Fazed...

Tempo da Liberdade

Tempos em que se responsa...

Uma nova geração de arbit...

As Cimeiras do G20

Os Três Assuntos sem fim

O Primeiro Post

arquivos

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

tags

25 de abril

comunicação social

criminalidade

crise

crítica

eleições

freeport

futebol

g20

gripe suína

h1n1

justiça

política

televisão

tribunais

todas as tags

Join the energy revolution - Greenpeace
blogs SAPO
subscrever feeds